Retífica Centerless

RETÍFICA CENTERLESS

Peças técnicas geralmente são concebidas com tolerâncias, erros de forma geométricas e rugosidades muitas vezes mais restritas, sendo difícil sua obtenção em processos convencionais, como em tornos CNC’s e Multifusos. Um dos principais equipamentos utilizado para atender aos requisitos cada vez mais rigorosos é a retífica.

Neste artigo vamos apresentar a Retífica Centerless ou Retífica de Passagem, que é um equipamento composto por dois rebolos, um de arraste e o outro de corte, posicionados um frente ao outro. O rebolo de arraste tem a função de “girar” a peça para que o rebolo de corte possa realizar a remoção do material.

Para que o produto passe entre os rebolos, ele é apoiado em uma régua, feita em metal duro, retificada e polida. Essa régua é ajustada para que o produto deslize corretamente e possa garantir as tolerâncias atribuídas ao produto.

O grau de acabamento do produto é obtido através do tipo de rebolo utilizado no processo, que pode variar nos aspectos da natureza do abrasivo, tamanho do grão, dureza do rebolo, estrutura, o tipo da liga e a velocidade que o produto passa entre eles. Ainda existe a possibilidade de, na mesma máquina, ter dois rebolos diferentes, o primeiro fazendo a função de desbaste e outro finalizando como acabamento.

A Samot possui diversas retíficas Centerless, com largura de rebolos que variam de 300mm até 500mm, podendo retificar peças com diâmetros entre 3 até 100mm, nos mais variados graus de acabamento.

Imagens:

  • Com a capacidade de redimensionar peças com grande eficiência e alta precisão, atende a acabamentos específicos e cumpre as exigências do cliente.
es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol