Planejamento Avançado da Qualidade do Produto

Utilização do APQP nos Desenvolvimentos da Samot

 

Com a necessidade de processos mais robustos e que garantam a qualidade dos produtos desenvolvidos, é necessária a utilização de ferramentas de gestão de projetos que englobem todas as áreas da empresa, desde o Comercial até o atendimento ao Cliente, do planejamento à entrega do produto acabado.

A ferramenta utilizada na Samot para suprir essa necessidade de padronização é o APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto). Esse manual foi desenvolvido na década de 80 por especialistas de grandes indústrias automotivas: Ford, General Motors e Chrysler.

 

Imagem 1

 

Esse manual apresenta as melhores práticas no desenvolvimento de produtos e processos, divididas em cinco fases distintas:

Fase 1 – Planejamento: Nesta fase acontece o contato comercial com o cliente, onde todas as necessidades e expectativas são alinhadas internamente, resultando na possibilidade de seguir ou não com o desenvolvimento.

Fase 2 – Projeto e desenvolvimento do Produto: Nesta etapa, são discutidos os elementos do processo de planejamento durante onde os aspectos e características do projeto são desenvolvidos praticamente no formato definitivo. Uma análise preliminar de viabilidade deve ser feita para avaliar os problemas potenciais que podem ocorrer durante a manufatura.

Fase 3 – Projeto e desenvolvimento do Processo: Nesta etapa são discutidos os aspectos principais do desenvolvimento do sistema de manufatura e seus respectivos planos de controle. É esperado que o sistema de manufatura assegure que os requisitos, necessidades e expectativas do cliente sejam atendidos.

Fase 4 – Validação do Produto e Processo: Nesta etapa são discutidas as características principais de validações do processo de manufatura através da avaliação de uma corrida piloto de produção.  Nessa corrida piloto, é avaliado se o plano de controle e o fluxo está sendo seguido corretamente e que os requisitos do produto sejam integralmente atendidos.

Fase 5 – Retroalimentação, Avaliação e Ação Corretiva: Nesta etapa acontece a validação da manufatura do item, quando todas as causas comuns e especiais de variação estão presentes. Deve-se checar se todas as ações previstas foram finalizadas e retroalimentar o banco de dados de lições aprendidas.

Todas essas fases são seguidas para garantir, ao final do desenvolvimento, produtos confiáveis, com os recursos corretos e na qualidade necessária. Além de ter utilizado custos conforme a análise prévia realizada pela área Comercial.

Esta sistemática APQP também agrega outros manuais igualmente importantes para o desenvolvimento, como: CEP, FMEA, MSA e PPAP. O uso desses manuais são os alicerces que a Samot utiliza para garantir a confiabilidade, qualidade e robustez de nossos processos.

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol