Rebarbação Eletrolítica

Diferencial em Rebarbação na SAMOT

 

A usinagem é reconhecidamente o processo de fabricação mais popular do mundo, porém, a maioria dessas operações deixa arestas irregulares e projetam material endurecido ao longo das bordas, denominadas rebarbas.

Na maioria das vezes a rebarbação é realizada de forma manual, o que limita tecnicamente o processo podendo gerar diversos problemas para o produto, principalmente de qualidade, além do problema de ergonomia do operador.

Visando minimizar tais riscos, a SAMOT investe em um processo não convencional, com equipamento e tecnologia específicos voltados à Usinagem Eletroquímica (ECM – Eletrochemical Machining), o qual retira as rebarbas resultantes dos processos de usinagem comuns (torneamento, fresamento, furação etc). A Eletroquímica é o termo técnico utilizado para se referir ao processo eletrolítico, visto que o mesmo trabalha com uma solução de eletrólito.

A rebarbação ECM é aplicada na maioria das vezes em áreas da peça onde outros processos não conseguem atingir, como, por exemplo, no encontro de furações. Devido aos altos custos relacionados a investimentos na ferramenta (eletrodo) e nos equipamentos, essa operação só é viável para produções de grande escala.

No processo de rebarbação o eletrólito é composto de uma solução aquosa que consiste em 5 a 20% do volume da cuba em cloreto de sódio (NaCl) ou nitrato de sódio (NaNo3). Para que ocorra de maneira desejada, é necessário mensurar e controlar diversas grandezas, tais como: pH, pressão, temperatura, velocidade do fluxo do eletrólito, tensão de trabalho e tempo de usinagem. Confira abaixo mais benefícios:

Vantagens do Processo ECM

  • A dureza e a resistência do material não têm influência sobre a rebarbação.
  • Nenhuma carga térmica ou mecânica nas peças usinadas.
  • Peças de paredes finas podem ser usinadas sem deformação.
  • Possível usinar em locais de difícil acesso.
  • Processo de fácil adaptação no fluxo de linha.
  • Tempo de usinagem curto.

 

Sempre criando produtos com excelência, a rebarbação eletrolítica é mais um dos processos que a SAMOT utiliza como diferencial para atender os clientes com um alto nível de qualidade.

 

 

 

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol