Classificações dos Tratamentos para o Alumínio

CLASSIFICAÇÕES DOS TRATAMENTOS PARA O ALUMÍNIO

 

Após um conteúdo completo com a explanação sobre os tratamentos térmicos para o alumínio realizados em nossa unidade SAMOT/ALTREF, agora iremos discorrer sobre as classificações dos tratamentos conforme a norma ABNT NBR ISO 2107/2008.

 

As divisões são:

– “F” – Como fabricada: Aplica-se aos materiais obtidos através de processos de conformação em que não se emprega qualquer controle especial sobre a as condições térmicas ou de encruamento. Não são especificados limites para as propriedades mecânicas.

– “O” – Recozida: Aplica-se a materiais acabados, no estado em que apresentam o menor valor de resistência mecânica.

– “H” – Encruada: Aplicados a materiais que se aumentou a resistência mecânica por deformação plástica a frio. É utilizado para ligas não tratáveis termicamente.

– “W” – Solubilizado: Aplicada somente para algumas ligas, que envelhecem naturalmente à temperatura ambiente, após a solubilização.

– “T” – Tratada termicamente: Aplicada aos produtos que sofrem tratamento térmico, com ou sem deformação plástica complementar, que produz propriedades físicas estáveis e diferentes das obtidas nas temperas “O”, “F” e “H”.

 

A Altref, nossa unidade especializada em alumínio, trabalha com todos os tratamentos listados acima, e os peças mais solicitadas no mercado são as tratadas termicamente, “T”.

 

Boa parte deste consumo se dá em empresas de usinagem, pela alta necessidade de alta precisão e qualidade. Abaixo listamos os tratamentos que mais são requeridos por este mercado:

  • T3 – Nesta têmpera o material é solubilizado, encruado e envelhecido naturalmente até obter uma condição estável. Em nosso processo, o material após a solubilização é trefilado para se obter a condição do encruamento.
  • T5 – Nesta têmpera o material é resfriado bruscamente após o processo de extrusão e depois envelhecido artificialmente. Em nosso processo, o resfriamento brusco é realizado com ar forçado, logo após a extrusão.
  • T6 – Nesta têmpera o material é solubilizado e depois envelhecido artificialmente. Para o mercado, é um dos tratamentos mais solicitados devido seu custo x benefício.
  • T8 – Nesta têmpera o material é solubilizado, encruado e depois envelhecido artificialmente. Em nosso processo, o encruamento solicitado é realizado pelo processo de trefilação.
  • T9 – Nesta têmpera, o material é solubilizado, envelhecido artificialmente e depois encruado. A diferença entre os tratamentos T8 e T9 é a sequência do processo de encruamento.

 

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol