Sustentabilidade na Indústria

100% DE REAPROVEITAMENTO NA INDÚSTRIA

 

Na ótica da sustentabilidade no ramo industrial, a preocupação com o meio ambiente está diretamente ligada a duas vias: ter uma atuação ecologicamente correta  (interna e externamente) e atuar com a gestão ambiental de forma estratégica, pensando no desenvolvimento sustentável da empresa.

 

Para seguir os requisitos de um sistema de administração ambiental, a Samot é certificada com a norma ABNT NBR ISO 14001/2015, que especifica e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente. A norma considera aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.

 

Todas as unidades da SAMOT seguem essas regências cuja busca constante se baseia na rápida resposta para a necessidade da proteção ambiental. Conheça as ações sustentáveis da Samot Brasil, através do resumo da entrevista realizada com o setor ambiental:

 

–   As Estações de separação de cavaco, como funcionam na prática?

Os cavacos gerados nos processos produtivos são coletados e centrifugados para remoção do óleo, onde os cavacos de alumínio passam por um processo de briquetagem e são destinados a empresas de reprocessamento para serem utilizados em outros processos.

 

Você poderia informar resultados reais referentes ao reaproveitamento anual de materiais?

No Brasil, no ano de 2021, considerando um dos processos produtivos a empresa gerou por volta de 230 toneladas de resíduo de alumínio, quantidade a qual foi possível realizar o reaproveitamento de 100% do resíduo gerado. Também no ano de 2021, a Samot gerou cerca de 5 toneladas de papel, papelão e plástico, os quais foram 100% reciclados, reduzindo o consumo de recursos naturais.

 

Como funciona a reciclagem além dessas estações, nas plantas do Brasil?

A SAMOT busca atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizando a coleta seletiva, segregando os materiais para reciclagem e destinando a empresas parceiras que são devidamente certificadas pelo órgão ambiental. Estamos em constante processo de aprendizagem contínua, realizando treinamentos ambientais com o intuito de conscientizar os colaboradores quanto a importância de minimizar os impactos ambientais e a degradação do meio ambiente por meio do gerenciamento correto dos resíduos.

 

Como a aplicação dessa norma faz a diferença na SAMOT?

Desde a implantação da norma ISO 14001:2015 a Samot aprimora o gerenciamento de todo o sistema no que diz respeito às suas atividades produtivas, procurando sempre atender aos requisitos legais.

 

Além disso, através da prática da logística reversa, a empresa segue com a redução do consumo de recursos hídricos, realizando o tratamento da água utilizada nos seus processos de anodização e destinando aos locais certos de forma a garantir que a sua qualidade se mantenha igual ou superior àquela quando coletada, tratando os gases e devolvendo a atmosfera, gerenciando fornecedores ambientais e monitorando a geração de resíduos sólidos.

 

A SAMOT tem propiciado um ambiente mais sustentável aos seus colaboradores e vizinhança na preservação dos recursos naturais, segregando os seus resíduos e destinando da forma correta, resultando no atendimento da legislação ambiental vigente.

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol