Certificações Samot

Certificações Samot

 

A certificação é um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente, que não possui relação comercial. A sua finalidade está em atestar publicamente, por escrito, que determinado produto ou processo está em conformidade com os requisitos especificados, por exemplo, as normas aplicáveis. Quando uma empresa é certificada por um organismo terceiro, confere a esta um selo de aprovação, como prova da credibilidade de sua gestão, auxiliando a garantir que o cliente potencial confie nos produtos/ serviços adquiridos.

 

Partindo deste conceito, após a Segunda Revolução Industrial, representantes de 25 países se reuniram em Londres em 1946, com a finalidade de criar uma organização internacional com foco na padronização tendo como objetivo a “coordenação e unificação de normas industriais”. Então, em 23 de fevereiro de 1947 fundaram a International Organization for Standardization (ISO) sendo a palavra derivada do grego ISOS, que significa “igual”. Atualmente, essa organização não governamental representa países que respondem por cerca de 95% do PIB mundial.

 

Para Marshall Jr. (2001) o objetivo da ISO é promover e garantir o desenvolvimento da padronização de atividades correlacionadas, para possibilitar o intercâmbio econômico, científico e tecnológico em níveis mais acessíveis aos organismos.

 

A título de exemplificação, durante os avanços no setor automotivo, vislumbrou-se a necessidade de padronização, visto que no final da década de 80 surgiu a norma QS-9000 nos Estados Unidos e, em paralelo, outras normas pela Europa e Ásia (VDA6.1 / EAQF / ASQ). Logo, a ISO em conjunto com a International Automotive Task Force (IATF) fizeram o lançamento da ISO/TS 16949 em 1999 e, teve sua segunda edição em 2002, onde os requisitos foram unificados para a padronização dos processos em todo o mundo.

 

 

Portanto, como é possível observar, as normas vieram para responder uma necessidade no mercado mundial. Pois, através de uma solicitação da produção ou de partes interessadas como os consumidores, os especialistas globais se reúnem e desenvolvem e/ou revisam uma norma, considerando os aspectos do escopo, definições e conteúdo chave com uma abordagem baseada em análise de risco e consenso. Ou seja, comentários de todas as partes são consideradas durante este processo de multistakeholder (comitês técnicos compostos por autoridades da indústria pertinente, assim como de associações de consumidores, universidades, ONGs e governo).

 

Desde julho de 1996, a SAMOT é certificada na ISO 9001, e em janeiro de 2010, implementou o sistema de gestão ambiental. Quanto a IATF, a primeira certificação foi através da QS 9000 e, conforme houveram revisões na norma, certificou-se na IATF 16949:2016, em outubro de 2018.

 

Portanto, a SAMOT em toda sua trajetória compreende os benefícios por seguir um sistema de gestão da qualidade/ambiental e, tendo isso como alicerce, passou novamente pelo processo de recertificação em julho de 2021, nas seguintes normas:

 

ISO 9001: É o Sistema de Gestão da Qualidade. Focado em garantir que o negócio forneça um nível consistente de qualidade aos seus clientes, oferecendo processos e procedimentos bem definidos e regularmente revistos.

 

IATF 16949: É o Sistema de Gestão da Qualidade voltado para a cadeia automotiva. Os requisitos desta norma, atualmente seguem o anexo SL, como padrão utilizado entre as normas ISO e, é composta por condições que complementam e especializam as premissas da ISO 9001.

 

ISO 14001: É o Sistema de Gestão Ambiental. Tem como foco principal a redução de custos e a reutilização de recursos. A norma força a empresa a estar ciente e a controlar os aspectos do negócio que tenham um impacto ambiental.

 

Em alinhamento com a exigência aplicada através do segmento automotivo, que sempre busca os melhores prazos de entrega, padronização, rastreabilidade, dentre tantos outros aspectos, a SAMOT cria e entrega peças usinadas com excelência em um alto nível de qualidade, visando a melhoria contínua e a satisfação dos clientes.

 

 

 

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol