Retíficas na Samot

Qual a Importância das Retíficas?

Retificação é um processo de usinagem mecânica onde a remoção do material é estabelecida pelo contato entre a peça e uma ferramenta abrasiva (rebolo), que gira em alta rotação enquanto a peça tem uma velocidade menor. O objetivo da retificação é redução de rugosidades, saliências ou rebaixos de superfícies usinadas com máquina-ferramenta, como: furadeira, torno, plaina ou fresadora por exemplo, que garantem a qualidade e exatidão de medidas. É uma operação bastante utilizada na indústria metal mecânica com a finalidade de acabamento.

Origem da Retífica

As primeiras operações mecanizadas de retificação cilíndrica foram realizadas pela empresa norte-americana Pratt & Whitney, por volta de 1860 nos Estados Unidos onde surgiram as primeiras retificadoras na sede da empresa de abrasivos Norton Emery Company, pelo engenheiro Charles Moseley. Porém, foi só em 1875 que o engenheiro Joseph Brown, um dos fundadores da empresa Brown & Sharpe, de Providence, Rhode Island, desenvolveu um primeiro modelo de retificadora destinado à venda.

Modelos de Retíficas Utilizadas na SAMOT

Os avanços em tecnologia são constantes, com isso o grau de exigência de qualidade do mercado aumentou de forma significativa, por conta da evolução do design dos produtos, as peças se tornaram cada vez mais precisas e com rigoroso grau de acabamento superficial, fazendo-se necessário agregar processos de retíficas para atender as especificações.

Para atender as exigências do mercado, a Samot utiliza diferentes modelos de retíficas que buscam atender as diversas necessidades.

Retífica Centerless

A retífica Centerless usina peças com superfícies cilíndricas externas, como eixos, pinos, buchas, roletes, tubos, entre outras. Para isso, utiliza-se uma retificadora sem centros, por essa razão a nomenclatura de Centerless. Neste processo, a peça não é fixada, mas sim apoiada numa régua e levada pelo rebolo corte e pelo rebolo de arraste. Podem ser divididos em 2 tipos de processos: Retífica Centerless por Passagem (único diâmetro a ser retificado) e Retífica Centerless por Mergulho (vários diâmetros para serem retificados ao mesmo tempo). Normalmente utilizadas para produção em série.

 

Retífica Cilíndrica

A retífica cilíndrica é um importante processo de retificação, responsável por retificar peças cilíndricas simples ou complexas, com ou sem simetria, como eixos, eixos escalonados, hastes, cilindros, flanges, pinos, pinos cônicos e muitas outras peças. Suas principais características são: possibilidade de obtenção de tolerância dimensional fechada, tolerância geométrica compatível e baixa rugosidade.

Retífica Plana

A retífica plana realiza a retificação de faces e perfis de peças de diversos ângulos, geometrias e canais. Para tanto, é necessário fixar as peças em uma mesa magnética ou um dispositivo, deixando livre uma das faces ou perfil para ser retificado.

Retífica Dupla face

A retífica dupla face consiste em um serviço que retifica as duas faces de uma peça simultaneamente. Devido à retificação simultaneamente de duas faces e seja qual for o tipo ou a especificação de cada peça, garante superfícies perfeitamente lisas, sem nenhuma falha de retificação, aplicando todas as definições de rugosidade e espessura ao padrão que o cliente necessita, se tornou um dos processos mais rápidos do mercado.

Retífica Blanchard

A retífica Blanchard é uma máquina bastante robusta quando comparada a outros modelos existentes no mercado, seu grande diferencial é a mesa giratória do tipo magnética, cujas peças não se movem, o que permite que a retificação seja feita de modo mais preciso obtendo um custo-benefício atrativo.

 

 

 

 

 

 

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol