Furação Profunda

Furação Profunda

O processo de furação é um dos mais utilizados na indústria manufatureira, responsável por cerca de 30% de todas as operações de usinagem. Apesar de cerca de 60% das aplicações de furação na indústria mecânica serem de furos curtos, com profundidade de até 2,5 vezes o diâmetro da ferramenta, muitas operações exigem profundidades maiores que 5 vezes o diâmetro.

Enquanto as técnicas normais produzem furos cuja profundidade raramente alcança mais que 5 vezes o diâmetro, na furação profunda a faixa pode chegar a 150 vezes o diâmetro do furo.

Esse tipo de operação normalmente requer o emprego de ferramentas e equipamentos especiais. A furação profunda é um processo que possui um grau de complexidade maior do que o convencional, devido às condições críticas de usinagem em que se realiza. Tais condições envolvem a dificuldade da formação e do escoamento do cavaco, o comprimento em balanço da ferramenta, a qualidade da superfície e as tolerâncias geométricas e de forma do furo.

Principais Características da furação profunda:

• Alta capacidade de avanço e profundidade;

• Tolerância de furação entre IT 6 – IT 9;

• Boa geometria de furação;

• Bom acabamento superficial;

• Pequeno desvio.

Para atender as exigências do mercado, a SAMOT utiliza diferentes modelos de equipamentos para realizar processos de furação profunda, com diversas ferramentas (broca canhão e broca helicoidal, por exemplo).

A furação profunda é mais um dos diferenciais que temos na SAMOT para atender as necessidades do mercado em vários segmentos, sempre com foco no resultado que o cliente precisa.

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol