A VARIAÇÃO CAMBIAL E A INDÚSTRIA BRASILEIRA

O reflexo do aumento do Dólar

 

Em tempos de muitas mudanças nos âmbitos culturais, empresariais e econômicos, um dos fatores que segue volátil é o dólar. O aumento vem sendo padrão há muitos meses e as previsões sobre esse cenário são incertas, por isso estrategistas de câmbio e juros apontam que a moeda continuará em patamares elevados.

 

Sem previsão de mudanças radicais de agora em diante, é certo que o dólar fique acima dos R$ 5,20. A previsão vai de acordo com o Boletim Focus do Banco Central divulgado em outubro, com consenso entre economistas apontando o dólar em R$ 5,50 até o fim do ano. Esse expressivo aumento gera impacto direto na produção da indústria brasileira, que em grande parte dependente de peças e componentes importados.

 

 

Como exemplo, estima-se que um automóvel popular produzido no Brasil contém 30% de peças e componentes importados. Para Dan Ioschpe, presidente do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Autopeças, o choque cambial pode ser um incentivo para a nacionalização de autopeças. Com isso, esse aumento pode ser uma oportunidade para buscar opções dentro do próprio país, de forma econômica, trazendo à tona a opção da localização de peças, e diminuindo a limitação que é ter a necessidade de comprar fora.

 

Para quem trabalha com produtos importados, certamente está lidando com esse aumento de custos e preparação para possíveis variações diárias do dólar, que impactam as indústrias seja na matéria-prima, insumos ou até no produto final. Nesse caso, quem está passando por isso, deve estar sempre atento a novas alternativas, pois, mesmo com possibilidades de negociar com o fornecedor internacional atual, a variável indefinida que é a moeda americana não está em nossas mãos, e não é possível garantir qual será o valor dessa cotação futuramente.

 

Saber como encontrar fornecedores ideais para sua indústria é uma necessidade fundamental para oferecer produtos de qualidade e com preços competitivos. Sendo assim, buscar um parceiro confiável no Brasil é uma possibilidade com maior garantia, já que além da vantagem da moeda local, tem a facilidade no relacionamento entre cliente e fornecedor, garantia de assistência técnica, facilidade na logística, melhor lead time, dentre diversas outras melhorias. A Casa Civil e o Ministério da Defesa já veem a necessidade de diminuir a dependência de bens industrializados do exterior desde 2020. A conversa agora é sobre substituir importações por bens nacionais, escolhendo setores estratégicos, e a SAMOT é uma indústria especializada na produção de peças seriadas de alta qualidade e padrão de atendimento para os mercados mais exigentes do mundo.

 

Sabendo dessa necessidade do Brasil se fortalecer com produtos fabricados internamente e depender cada vez menos de importações, o grupo SAMOT está preparado para auxiliar os clientes em projetos para a nacionalização de peças e as adaptações necessárias nos produtos com o mesmo padrão de qualidade e atendimento, melhores prazos de entrega, menos burocracia e sem trâmites aduaneiros. Sendo um fornecedor estratégico em vários segmentos, principalmente neste período incerto.

 

 

en_USEnglish
pt_BRPortuguês do Brasil es_ESEspañol en_USEnglish