Automação Industrial

Como os modelos de automação estão revolucionando os processos industriais
Tem-se observado, recentemente, uma grande mudança nos setores e esquemas de produção justificada pela necessidade de posicionamento competitivo e grande concorrência que há entre as empresas em todo o mundo. Nesse ínterim, torna-se inevitável a busca constante por novas tecnologias que envolvem microprocessadores, robôs colaborativos, inteligência artificial e redes de comunicação. Confira neste artigo como esses modelos de automação estão agregando aos processos industriais e como a SAMOT obtém o máximo rendimento produtivo através dessas tecnologias.
Origem da automação

A automação nos processos industriais ganhou destaque na sociedade, principalmente, por volta da segunda metade do século XVIII, na Inglaterra. Foi durante esse período que os sistemas de produção artesanal e agrário passaram a se industrializar e foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos.

 

Contribuições das automações

Em decorrência da evolução da tecnologia e da redução dos custos de automação industrial, novos cenários na indústria surgiram e, consequentemente, novos métodos de automação foram criados. O resultado foi uma quebra de paradigma na realidade das indústrias com a migração de muitos postos de trabalho com linhas de montagem totalmente manuais, de baixa produtividade e condições ergonômicas desfavoráveis para máquinas especiais, linhas autônomas e inteligentes.

 

Essa migração possibilitou identificar o grande impacto de um sistema automatizado na contribuição para o aumento da competitividade das organizações em diversos aspectos, como por exemplo:

1.Redução de custo operacional, obtido após automatização das máquinas;

2.Aumento da qualidade do produto, devido à repetibilidade e garantia da qualidade constante;

3.Redução de custos de estoques, proporcionada pelo aumento na produtividade;

4.Redução de desperdício ou de matéria-prima, devido à eliminação de erro humano;

5.Menor tempo de fabricação de novos produtos, em decorrência de máquinas programáveis aptas a desempenhar diferentes operações;

6.Modificações nos produtos são facilmente implementadas;

7.Menor incidência de acidentes com a substituição de tarefas insalubres e de alto risco, agora executadas por máquinas.

 

Além dos diversos benefícios pontuados, podemos citar também o benefício social gerado com a transformação do perfil profissional dos colaboradores, através da inclusão digital que é fundamental e que passa a fazer parte do cotidiano da sociedade em geral.

 

Modelo de Automação na SAMOT

Na SAMOT, o processo de automação tem sido gradativamente implementado. Iniciado em 1995, o processo de anodização foi o primeiro a ser totalmente automatizado, possibilitando novos negócios para a organização devido ao seu processo enxuto e sua vasta abrangência de aplicação (recentemente, publicamos um artigo sobre o processo de anodização e as práticas na SAMOT).

 

 

 

Na busca pela melhoria contínua, a SAMOT implementa constantemente tecnologias e sistemas que visam atender às necessidades de seus clientes e que contribuam para o bem-estar dos colaboradores. Como exemplo, adotamos o uso de Robô em nossa linha de montagem, trazendo redução dos custos operacionais e melhoria na qualidade dos produtos.

Ainda que um dos maiores benefícios decorrentes da automação industrial seja a expansão produtiva, a SAMOT vai além. Para nós, a automação permite às empresas projetarem, executarem, observarem, monitorarem e melhorarem constantemente os processos, tornando os modelos de automação uma das mais poderosas vantagens competitivas.

en_USEnglish
pt_BRPortuguês do Brasil es_ESEspañol en_USEnglish