Equipamentos de alta produtividade

Equipamentos de alta produtividade.

Durante a Revolução Industrial, houve a necessidade em transformar o trabalho que era somente manual para um formato com máquinas que resultariam em um aumento de produção em menor tempo.

No fim do século XIX até os dias atuais, diversos conceitos de tornos automáticos surgiram, podendo ser diferenciados pela sua forma construtiva. A concepção das máquinas automáticas e de máquinas com comando numérico, teve grande importância no avanço da produtividade, pois tornou possível garantir uma qualidade elevada das peças, menor custo e alta produção para processos de usinagem com geometrias complexas em materiais de difícil usinabilidade.

Atualmente, as indústrias vêm buscando o melhor posicionamento em meio a concorrência existente, tendo como objetivo a excelência operacional (reduzindo desperdícios e dispondo dos recursos existentes). Para isso, é necessário investir em equipamentos que agregam valor ao produto final, reduzindo o custo operacional. E nessa busca, a Samot investe em equipamentos de alta produtividade, como por exemplo: tornos multifusos, transfers e centros de usinagem com múltiplos spindles.

Multifuso

Os tornos multifusos são utilizados para a fabricação de grandes lotes, uma vez que os tempos dos ciclos são significativamente menores. Em média, o tempo do ciclo de usinagem em um torno multifuso é apenas 20% do tempo de um torno monofuso para a fabricação de um mesmo produto.

Existem tornos multifusos com cames e CNC, veja onde cada um deles se aplica melhor.

Tornos multifusos a cames:

• Lotes grandes de fabricação;

• Único tipo de peça ou uma família de peças semelhantes;

• Usinagem de peças simples de baixo custo ou de média complexidade.

Tornos multifusos CNC:

• Lotes médios e grandes;

• Peças de média e alta complexidade;

• Usinagem de peças com tolerâncias apertadas e graus de acabamento rigorosos.

TransferAs máquinas transfer são utilizadas para produtos de altíssimos volumes, pois são capazes de fabricar peças complexas em ciclos muito baixos. Uma máquina no conceito de transfer tem duas versões: eixo vertical ou horizontal, e a definição do sentido do eixo se dá em função das faces do produto que serão usinadas. A quantidade de estações deve passar por um estudo analítico que leva em conta a capabilidade do processo. Esses equipamentos são capazes de realizar os mais diversos tipos de operações de usinagens através dos processos de furação, rosqueamento, mandrilamento, fresamento, brunimento, torneamento, faceamento, alargamento e etc.Centro de Usinagem

Centros de usinagem são máquinas para produção em série, de componentes complexos e com padrões de alta qualidade, eles podem ser adaptados a qualquer momento para diversos produtos com geometrias completamente diferentes. E ainda, existem alguns centros de usinagem desenvolvidos para trabalhar com alta produtividade, com máquinas que possuem mais de 1 spindle, o que proporciona produzir em um único equipamento uma quantidade maior de peças de forma simultânea.

en_USEnglish
pt_BRPortuguês do Brasil es_ESEspañol en_USEnglish