Torno CNC com Cabeçote Móvel

Vantagens do Torno com Cabeçote Móvel

 

Os tornos CNC com cabeçote móvel começaram a ser desenvolvidos em meados da década de 80 na Suíça, por isso são também conhecidos como tornos do tipo suíço. Essas máquinas vieram para substituir os equivalentes a cames (Elemento de máquina utilizado na tecnologia de tornos automáticos) e os centros de torneamentos de elevado custo.

De modo geral, é um tipo de torno no qual o movimento é feito pelo cabeçote móvel, isto é, a barra tem movimento longitudinal e rotativo enquanto as ferramentas de usinagem se movem de forma radial.

Uma das vantagens desse modelo sobre um torno tradicional de cabeçote fixo é que a usinagem é realizada próximo a uma bucha guia, que fornece um suporte/apoio a barra, diminuindo assim a vibração e deflexão da mesma pelo esforço de corte, permitindo assim uma usinagem estável e garantindo medidas com tolerâncias apertadas e acabamentos exigentes.

Princípio de funcionamento:

• O comprimento da peça é alimentado pelo alimentador de barras e então o cabeçote móvel prende a barra através de uma pinça de arraste e inicia o movimento de avanço.

• A bucha guia posicionada coaxialmente em relação à pinça de arraste serve de apoio (mancal) para barra, que está girando.

• Um conjunto de carros porta-ferramentas com movimento radial está disposto bem próximo da bucha guia.

• A ferramenta de corte fixada no porta-ferramenta posiciona-se no diâmetro a ser usinado e, em seguida, o cabeçote móvel inicia o movimento de avanço simultaneamente ao deslocamento da ferramenta, gerando assim a forma da peça.

• Após a última ferramenta que é a de corte da peça, a pinça de arraste se abre e retorna a posição inicial para iniciar um novo ciclo.

 

Os tornos CNC com cabeçote móvel são aplicados tanto em peças delgadas, onde se tem uma relação “comprimento/diâmetro” muito grande, ou seja, usinagem de peças longas com pequenos diâmetros, como na usinagem de peças curtas, porém de alta precisão e/ou grande complexidade.

 

Esse conceito de torno é considerado exclusivamente para usinagem de peças a partir de barras, onde as mesmas devem ter excelente retilineidade para minimizar vibrações que prejudicam não só o acabamento superficial e as dimensões da peça, como também o funcionamento e vida útil da máquina, com isso, é recomendada a utilização de barras retificadas, que permite obter melhor desempenho tanto da máquina como do alimentador de barras.

Por serem máquinas de grande versatilidade, são aplicadas na produção de peças seriadas de diversos segmentos, desde indústria automotiva até segmento médico como componentes de prótese dentária e equipamentos hospitalares.

Dependendo da configuração do torno, pode-se ter diversos eixos de comando, ferramentas acionadas, contra fuso, eixo B, entre outros recursos que permitem eliminar operações posteriores, reduzindo assim custo da peça.

Visando atender seus clientes com excelência operacional e o menor custo, a SAMOT investe nesses equipamentos. Afinal, a empresa já possui alta tecnologia em seu parque fabril com uma variedade de maquinários, pronta para atender uma ampla gama de necessidades para clientes de diversos segmentos.

 

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil