O Que é Metrologia Industrial e Quais Suas Aplicações

 A importância da metrologia no controle de qualidade em uma indústria.

Introdução

A necessidade de medir os objetos é muito antiga e, durante muito tempo, cada povo teve o seu próprio sistema de medidas, que era estabelecido a partir de unidades arbitrárias e imprecisas como, por exemplo, as baseadas no corpo humano (palmo, pé, polegada, etc.). E isso gerava um grande conflito, pois não havia um padrão estabelecido.

Metrologia Industrial

No final do século XIX, a uniformidade internacional das medições foi reconhecida pela assinatura da Convenção do Metro, sendo firmada por representantes de dezessete países, entre eles o Brasil. Desde então, a diversidade e a complexidade das medições usadas na indústria, no comércio internacional e nas pesquisas científicas cresceu enormemente tornando imprescindível um sistema global de medições.

Hoje a metrologia é indispensável no controle dos processos, na avaliação da qualidade do produto, do meio ambiente, da saúde e da segurança, a fim de garantir práticas seguras de comércio e a proteção ao consumidor final, e assim, prover confiabilidade, credibilidade, universalidade e qualidade.

Para tanto, é necessário medir com a melhor exatidão e precisão possível, obtendo resultados mais próximos dos reais, identificando as necessidades de ajustes nos processos ou garantindo a confiabilidade dos parâmetros estabelecidos. Nesse contexto, a Samot investe em equipamentos de medição de alta tecnologia e exatidão, tais como máquina de medir por coordenadas e scanner óptico.

Máquina de medir por Coordenadas (C.M.M)

As máquinas de medir por coordenadas (CMM) são equipamentos de medição baseados no sistema cartesiano com representação de pontos num sistema ortogonal de coordenadas (x, y, z). Possuem tecnologia de escaneamento com grande precisão para medição de geometria, forma e posição.

As Máquinas de Medição Óptica são utilizadas para medição de peças torneadas e retificadas, de fácil modo de execução, e ainda contam com rapidez na obtenção dos resultados e grande eficiência. Essas máquinas abrangem uma gama de medição de eixos com diâmetros de até 90 mm e comprimentos de até 600 mm e que podem ser usadas diretamente no setor produtivo.

Portanto, a SAMOT está preparada para atender as necessidades dos clientes da melhor maneira, incluindo equipamentos de alta qualidade nesse processo e garantindo o melhor acabamento na entrega dos produtos.

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol