Por Dentro dos Laboratórios SAMOT

Ensaios de materiais e laboratório metalográfico Samot

Nos séculos passados, o processo de fabricação da maioria dos produtos era realizado de forma artesanal, não havia a necessidade de um controle regular dos produtos fabricados. Por exemplo, a maneira possível de avaliar a dureza de um eixo, a qualidade superficial, revestimento ou pintura, ocorria simplesmente pelo uso do produto. Desta maneira, a qualidade de vários componentes somente era validada após realizar testes de funcionalidade de todo conjunto em campo e em condições de aplicação.

Laboratório Metalográfico

Atualmente, entende-se que a qualidade do produto está atrelada à qualidade das matérias-primas, e que ensaios de materiais devem ocorrer durante todo o processo de produção, incluindo, ensaios em produtos acabados. Com esse cenário, é possível perceber a importância dos ensaios de materiais e é por meio deles que se evidenciam o atendimento às propriedades que os tornarão adequados para cada uso.

No caso de materiais conhecidos, os resultados são obtidos através de inúmeros ensaios, comparados com valores estabelecidos nos requisitos dos clientes e normas de materiais. Estes requisitos são de natureza Mecânica, Química e/ou Metalográfica. Portanto, é possível perceber que a comparação entre os resultados dos ensaios e os requisitos estabelecidos, são decisivos para a aceitação ou não do material como apto a ser usado em determinada aplicação, o que implica em se ter equipamentos adequados e devidamente calibrados.

Nesse contexto, a Samot vem investindo ao longo dos anos em equipamentos de ensaios que proporcionem o máximo de exatidão e confiabilidade, tais como, Máquina de Ensaio de Tração, Microscópios Ópticos, equipamento de Eddy Current e Microscópio para Ensaio de Sujidade.

Máquina Universal de Ensaio de Tração

O Ensaio de Tração é de extrema importância para a determinação das propriedades mecânicas de um material, seja ele metálico, cerâmico ou até mesmo polimérico. A partir dos resultados encontrados, é possível verificar qual é a força máxima que o corpo de prova suporta, representando como o material em análise reagiria a determinada condição de aplicação. Através de deformação elástica e plástica é possível obter dados de Limite Elástico e Módulo de Elasticidade, Limite de Escoamento, Limite de Resistência, Limite de Ruptura, bem como percentual de Redução de Área/Estricção e Alongamento final.

 

Microscópio Óptico

Na área de processamento de metais, é essencial a realização de Análises Metalográficas, permitindo-se avaliar características microestruturais das amostras. Alguns exemplos desses defeitos são: descontinuidades internas, trincas, microtrincas, camadas de revestimentos, tratamentos superficiais, tamanho de grãos ferríticos, austeníticos dentre outros.

A análise de microscopia óptica é muito utilizada em estudos e caracterizações de materiais. Esse tipo de ensaio é de extrema importância para definição da qualidade da microestrutura de materiais submetidos a tratamentos térmicos e termoquímicos, sejam eles realizados para aumentar resistência mecânica, desgaste ou até mesmo para melhorar outros aspectos dos materiais, como usinabilidade.

 

Eddy Current

Os Ensaios por Correntes Parasitas (Eddy Current) são amplamente utilizados na indústria automotiva, aeroespacial e em outros ambientes de manufatura e serviços que exigem inspeção de metais finos. O procedimento é baseado no fenômeno físico de indução eletromagnética, onde uma sonda de corrente parasita, uma corrente alternada, flui através de uma bobina e gera um campo magnético oscilante.

Os instrumentos portáteis são capazes de atender a uma ampla variedade e necessidades de ensaio, os mais variados tipos de bobinas permitem que os ensaios sejam realizados em produtos com uma pluralidade de geometrias, desde que o material a ser analisado tenha a propriedade de condução elétrica.

Ensaio de Sujidade – Jomesa

Os Ensaios de Sujidade, Technical Cleanliness, conjunto de normas e métodos para determinação do grau de sujidade de cada produto, são realizados por meio de métodos e análises padronizadas, com o objetivo de classificar classes de partículas aceitáveis em componentes distintos, conforme as respectivas aplicações.

Empresas automobilísticas estão na vanguarda quando o assunto é Cleanliness, com peças e sistemas de precisão para motores de combustão e componentes, essa categoria de ensaio tem se tornado cada vez mais requisitada ao longo dos anos. Hoje um número crescente de peças automotivas tem requisitos especificados quanto ao grau de sujidade, desenhos técnicos de peças já apresentam além das tolerâncias de dimensionais códigos como CCC (Component Cleanliness Code) que a peça deve atender. As tolerâncias cada vez menores dos componentes tornam sistemas mais sensíveis à sujeira e arraste de partículas.

Com um diferencial de mercado como os equipamentos Jomesa e Eddy Current, o nosso laboratório integrado é dedicado para ensaios como estes. E assim nós garantimos a qualidade desde as análises da matéria-prima, passando por todos os ensaios necessários a fim de garantir o atendimento e satisfação de nossos clientes, tudo seguindo as normas e padrões internacionais!

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol