Impacto do Meio Ambiente na Indústria

Qual a importância de um setor de meio ambiente dentro da Indústria?

 

Na SAMOT, indústria de classe mundial, todos os setores são essenciais para o funcionamento do todo, e com o Meio Ambiente não é diferente. Além de sua importância para a sociedade e todos que se relacionam com a indústria de alguma forma, também é essencial para constante ensinamento e conscientização dos funcionários ali presentes.

Para o funcionamento desse processo há uma equipe multidisciplinar responsável para manter atualizados os assuntos em todas as plantas SAMOT / ALTREF, sempre em busca da melhoria contínua, em agosto de 2021 foi criado o comitê geral de meio ambiente, para um melhor atendimento da ISO 14001.

Formado por profissionais da área de qualidade, logística, recursos humanos, jurídico e segurança do trabalho e meio ambiente, dentre outros que estão disponíveis para sempre fazer acontecer.

O que torna possível, o atendimento dos requisitos legais, como: atendimento do PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), os resíduos gerados são acondicionados corretamente e segregados para descarte correto e destinação final.

Diariamente, há atividades essenciais para o cuidado de forma completa com o meio, os materiais e recursos presentes na produção e descarte da SAMOT. São realizadas rondas e gembas ambientais para verificar as não conformidades e possíveis ocorrências pelas plantas.

Além disso, a empresa também utiliza de parceria ambiental com outros negócios em busca de mais ações de reaproveitamento, logística reversa, reciclagem, dentre outros.

Um exemplo prático é a borra oleosa oriunda do processo produtivo, que é destinada para um parceiro ambiental homologado para outros fins, como sementeiras e assim, um material que seria descartado, pode ser reaproveitado com qualidade.

Conforme dito anteriormente, a conscientização interna também é priorizada pela SAMOT, por meio projetos de comunicação que trazem informação, como a “Linha do Tempo de Meio Ambiente” que tem como intuito divulgar os projetos que já foram implantados pela equipe de Meio Ambiente na empresa.

Visto que são 700 pessoas envolvidas nos mais diversos processos em 3 turnos, esse conhecimento e entendimento é um diferencial, e com certeza traz frutos muito concretos e positivos, não só para a empresa, mas também para os envolvidos dentro e fora dela.

Sendo assim, estamos comprometidos em manter as área bem cuidadas, visando não impactar negativamente, cuidar da saúde dos colaboradores, possibilitar parcerias ambientais e mantendo a qualidade da matéria-prima em produtos que não degradam o meio ambiente.

Portanto, nós na SAMOT acreditamos que cada ação, independentemente do tamanho, importa, já que todos ajudam a contribuir com o meio ambiente no processamento final e cada um fazendo sua parte gera um efeito e conscientização e qualidade de vida maior do que podemos imaginar.

 

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil