Benefícios da Extrusão de Alumínio

Benefícios da Extrusão de Alumínio

Utilizado em vários setores industriais, o alumínio é um material com excelentes propriedades físico-químicas, como:

• Alta deformação plástica à temperatura relativamente baixa;

• Densidade consideravelmente menor em relação ao aço e ligas de cobre;

• Boa condutividade elétrica e térmica;

• Alta resistência à corrosão em muitos ambientes agressivos em comparação a outros metais;

• Apresenta boas propriedades mecânicas em muitas ligas através de tratamento térmico, com boa aparência natural, entre diversas outras capacidades.

 

Dentre todos esses benefícios, o alumínio se torna um metal extremamente versátil no processo de transformação mecânica de extrusão. No processo de extrusão, o alumínio em formato de tarugo é preaquecido e prensado através de um pistão contra o furo de uma matriz que dará a forma do produto extrudado.

Algumas etapas anteriores devem ser mantidas sob controle para garantir as características desejadas no uso final do produto extrudado, como: a composição química, qualidade do tarugo, tratamento térmico de homogeneização, controle de temperatura do tarugo, projeto, preparo e aquecimento adequado da matriz. Veja a ilustração abaixo:

 

 

A têmpera do alumínio extrudado é o processo de controle de aquecimento e resfriamento, combinado ou não com as etapas de deformação a frio para conseguir a propriedade mecânica desejada.

O controle da temperatura emergente (temperatura do alumínio na saída da matriz) e a velocidade de extrusão são os parâmetros primordiais para o tratamento térmico, acabamento superficial e ainda, dimensional do produto, que deve ser ajustado para cada liga de têmpera trabalhada.

Conforme exposto, o alumínio é um material extremamente versátil e amplamente utilizado em diversos segmentos. Sendo assim, as empresas que possuem o processo de extrusão, trazem um maior valor agregado aos clientes, entregando um produto de qualidade e com grande variedade de geometria.

Vantagens em se ter o próprio processo de extrusão

• Versatilidade e agilidade na produção de extrudados de ligas de alumínio;

• Melhor controle e adequação às necessidades de produção;

• Agilidade no desenvolvimento de produtos que atendam a necessidade dos clientes;

• Produto dentro das normas de qualidade, ambiental, segurança e as que atendam às necessidades dos clientes.

 

O Grupo Samot possui ferramentaria e metrologia próprias e parceria com fabricantes de ferramentas e de tratamento térmico, e essa versatilidade nos garante a capacidade de produzir, controlar e corrigir matrizes de vergalhões com perfis sólidos e tubulares conforme a necessidade específica de cada cliente.

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil