Processo de Brochamento

Processo de Brochamento

 

A usinagem é um processo de fabricação muito popular, porém, existem algumas peças que apresentam perfis com geometrias complexas, o que pode tornar o procedimento de usinagem demorado e caro. Visando atender essas peças com alto volume e perfil complexo, foi desenvolvido o processo de brochamento.

A operação de brochamento ou brochagem, consiste na remoção de material da superfície de uma peça metálica, de forma progressiva. Nesse processo é utilizada uma ferramenta multicortante, cujos fios de corte são dispostos em série, e realizam um deslocamento retilíneo sobre a peça, realizando desbaste, acabamento e calibração.

A máquina que realiza esta operação recebe o nome de brochadeira ou brochadora. É uma máquina com movimento retilíneo, que pode ser vertical ou horizontal e possibilidade de comando mecânico e hidráulica. Na brochadeira podem ser realizados dois tipos de brochamento: externo e interno.

Brochamento externo: é uma operação feita sobre a superfície externa de uma peça, dando acabamento ou semi-acabamento a seus perfis.

Brochamento interno: é uma operação que permite modificar um furo vazado e transformar o perfil de uma peça. O objetivo pode ser o de abrir cavidades para chavetas em furos cilíndricos ou o de transformar perfis de furos cilíndricos em acanalados, estriados, quadrados, hexagonais, etc. Essa operação é feita num furo aberto anteriormente por outro processo qualquer.

 

Para alcançar todos esses benefícios, é indicado o processo de brochamento para a produção de grandes volumes de peças, pois cada operação exige o projeto e a confecção de uma ferramenta própria, complexa e de elevado custo.

O processo de brochamento pode ser amplamente aplicado conforme as necessidades dos clientes e a Samot possui a qualificação técnica e maquinários específicos para pleno atendimento de tais demandas, permitindo uma produção econômica, com um baixo custo por peça usinada.

 

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil