Os Processos de Fabricação e Afiação de Corte

  • julho 21, 2021
  • by Luiz Carlos
  • Usinagem
  • Comentários desativados em Os Processos de Fabricação e Afiação de Corte

Conheça como iniciou a utilização de ferramentas de corte e sua evolução.

Tudo começou há 10.000 a.C., no Período Paleolítico, onde os primeiros instrumentos de corte foram desenvolvidos por meio da utilização de ossos pontiagudos e pedras lascadas. O Período Neolítico (de 8000 a.C. até 5000 a.C.), também chamado de Idade da Pedra Polida, é o segundo da pré-história e tem como principal característica o desenvolvimento das sociedades agropastoris. Esse período denomina-se Idade da Pedra Polida, uma vez que os instrumentos começam a ser produzidos através do polimento da pedra e do trabalho no fio de corte.

Nesse sentido, vale ressaltar que o período anterior, o Paleolítico, é chamado de Idade da Pedra Lascada, uma vez que a pedra não recebia esse tratamento.

 

No Período Neolítico, um dos maiores avanços tecnológicos na fabricação de ferramentas tomou forma, e a técnica de fusão e tratamento do ferro foi imensamente aprimorada. Agora, não mais esse minério é tratado através de percussão e do polimento como a Pedra, mas sim por meio de diversos novos recursos (como o forno, bigorna, fole e o martelo) que possibilitaram ao homem a produção da própria matéria de que será feita a ferramenta. Era o embrião da indústria metalúrgica que conhecemos hoje.

Em 3000 a.C. os egípcios começam a utilizar ferramentas, como serras, puas e formões, confeccionadas em bronze. Já o ferro começou a ser empregado pelos gregos, romanos e os povos nórdicos da Europa para produzirem utensílios domésticos, casas e embarcações.

Apesar do grande progresso no que tange a construção dessas ferramentas, o trabalho, realizado pela importante figura do ferreiro, ainda era extremamente manual e contava com o uso da força humana e motor animal. Nesse ínterim, o brilhante engenheiro britânico James Watt revolucionou a indústria geral em 1769 ao aperfeiçoar os motores a vapor existentes. A partir das modificações de Watt, os motores a vapor passaram a movimentar as primeiras locomotivas, barcos, fábricas, além de fundições e minas de carvão e, dessa forma, constituíram a base da Revolução Industrial. Essa grande invenção transformaria para sempre a maneira com a qual as fábricas produziam e afiavam as ferramentas de corte.

As ferramentas passaram então a ser movidas pela força do motor, seja a vapor, a combustível líquido ou elétrico. Tornando possível, dessa maneira, o funcionamento simultâneo de diversos martelos, furadores e raspadores, automação impossível anteriormente. Além disso, houve um aumento imensurável de velocidade, precisão nos movimentos e tempo de funcionamento das máquinas, fatores imprescindíveis para a evolução da indústria metalúrgica.

 

Estrutura de Fabricação de Ferramentas na Samot: aplicação de tecnologias para projetos de nossos clientes. 

 

A Samot se destaca por ter uma alta tecnologia e variados tipos de máquinas em seu parque fabril para construção e afiação de ferramentas próprias. Esse ferramental contribui na otimização de seus processos de usinagem, a partir de uma equipe técnica destinada a projeto, confecção e afiação de ferramentas conforme necessidade.

Ainda, oferecemos uma estrutura completa para a fabricação de ferramentas, entregando maior agilidade para desenvolvimento de novos projetos e maior competitividade através da redução de custo em nossos processos de fabricação.

 

O processo de Reafiação pode ser repetido por várias vezes, permitindo que uma única ferramenta seja utilizada por muito tempo com a mesma precisão de um aparato novo. Neste processo, também aplicamos revestimento quando necessário, o qual melhora a performance da ferramenta, ganhando em produtividade e vida útil.

Vantagens do setor afiação na corporação Samot:

 

• Fabricação com know-how próprio.

• Agilidade no cumprimento de prazo.

• Versatilidade nas adequações das ferramentas.

• Equipe técnica capacitada para inovações.

• Fabricação e reafiação das ferramentas em produção.

• Ferramentas especiais com menor custo.

• Reaproveitamento de ferramentas obsoletas para novos produtos.

Abaixo, confira como são todas as etapas desse desenvolvimento.

 

É em decorrência destes e outros motivos que a Samot é considerada por muitos fabricantes uma referência neste mercado. Sempre em busca de novas e melhores práticas, possuímos a qualidade, agilidade e eficiência como requisitos em todas as nossas entregas, inclusive, transparecemos essas características também em todos os nossos processos internos.

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil