Zero Defeito: a Prática da Qualidade na Samot

Como são consolidados os programas de qualidade na Samot

Qualidade no Decorrer do Tempo

A Revolução Industrial e a Segunda Guerra Mundial, foram determinantes para moldar as indústrias nas necessidades e expectativas exigentes do mercado no que tange à qualidade. Desta forma, com o passar dos anos houve uma ressignificação no ato de vender um produto/serviço, pois, além do atendimento à demanda e entrega no prazo, tornou-se crucial que as organizações buscassem altos níveis de qualidade em seus produtos/serviços.

Cultura da Qualidade: Foco no Zero Defeito

Nos anos posteriores, vários avanços e estudos tiveram como tema a busca por um alto nível da qualidade, onde pode-se destacar, o termo Zero Defeito criado por Philip Crosby em 1970. Este termo afirma que a ausência de defeitos deve ser o padrão de desempenho dos sistemas de gestão, e a chave para alcançar essa meta está na prevenção. Crosby também destaca que a “qualidade é gratuita”, portanto, os processos devem garanti-la nos produtos e serviços desde o princípio, sem haver um custo adicional.

Neste contexto, as exigências do mercado elevam o padrão de qualidade e, empresas no século XXI que unem os conhecimentos técnicos nesse padrão com a prática industrial, são diferenciadas e vistas como benchmark (adjetivo para enaltecer estas empresas que são fontes de inspiração) e, assim, tornam-se reconhecidas mundialmente pelo alto nível de qualidade.

Para a SAMOT, a qualidade é sinônimo de cultura, por conseguinte, com o objetivo de nortear e garantir a melhoria contínua de nossos processos definimos os 5 Pilares da Qualidade, segue nos tópicos abaixo:

• Satisfação do Cliente: Tem como premissa atender e exceder as expectativas dos clientes buscando a excelência operacional, com foco em Zero Defeito, tratando os eventuais desvios de qualidade nos prazos estabelecidos, utilizando a sistemática definida e ferramentas apropriadas, a fim de eliminar a causa raiz.

• Fazer Certo da Primeira Vez: Significa não receber, não produzir e não fornecer problemas de qualidade. Ou seja, desde o desenvolvimento do produto: utilizando Sistemas de Medição confiáveis e calibrados e, tratando os desvios na origem, pois, material não conforme não é bem-vindo!

• Trabalho Padronizado: Estabelecer, procedimentar e seguir o melhor método para cada atividade, inclusive manutenções preventivas e preditivas, treinando todos os colaboradores participantes do processo para que sigam todos os parâmetros estabelecidos.

• Disciplina, Responsabilidade e Transparência: Ressalta a importância da DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE e TRANSPARÊNCIA para cumprir todos os padrões e rotinas estabelecidos em todas as tratativas.

• Yokoten: Tem como objetivo compartilhar informação e conhecimento por toda a organização, utilizando Lições Aprendidas como preparação para a qualidade e retroalimentando os processos conforme o ciclo PDCA.

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