Filosofia Lean

 Filosofia Lean

O Que é a Filosofia Lean

A tradução do termo Lean é “enxuto”, ou seja, é uma filosofia que foca na redução de desperdícios e na eliminação de processos que não agregam valor, também conhecido como sistema Toyota de produção (desenvolvido no Japão entre as décadas de 50 e 60). Através desse sistema de gestão que conta com diversas ferramentas de trabalho, busca-se priorizar a melhoria contínua, embora geralmente seja aplicado na área de produção, pode ser utilizado em toda a organização.

Toda iniciativa Lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. Dessa maneira, as oportunidades são analisadas para que resultem em melhorias que desenvolvam o conhecimento e as habilidades dos colaboradores envolvidos com o trabalho, através de diversas ferramentas mundialmente difundidas como: Kaizen, 5s, VSM, Kanban, Gestão Visual, TPM, SMED dentre outros.

Qual a Importância da Gestão Lean

Existem princípios que possibilitam a implementação da filosofia Lean, como por exemplo o mapeamento do fluxo de valor da empresa que melhora o desempenho de todo o fluxo de produção desde a matéria-prima até o consumidor final. Para isso, é utilizado o sistema de produção puxada, que é feito com base na solicitação do cliente ao invés de armazenamento de estoques desnecessários, maximizando o espaço e tempo de trabalho.

Com isso, a eficiência dos processos fica em constante melhoria, pois é retirado tudo que não agrega valor ao produto (ou seja, custos evitáveis para a empresa), e os desperdícios são evitados continuamente. Além disso, a metodologia ainda possibilita a identificação clara dos problemas contidos no processo, possibilitando a solução mais rápida possível.

Como a SAMOT Utiliza o Lean

A cultura da SAMOT vem se transformando com o pensamento Lean em diversas áreas, um exemplo dessa evolução é o uso do 5S: uma metodologia que ajuda a criar o hábito da disciplina, identificação de problemas e geração de oportunidades de melhoria.

Objetivo do 5S

O principal objetivo da metodologia 5S é provocar a mudança no modo de pensar dos colaboradores para que eles tenham um melhor comportamento, tanto na vida particular quanto na vida profissional. Desta forma, cria-se um ambiente mais produtivo onde há qualidade de vida, o que é fundamental para a busca dos melhores resultados. Veja alguns exemplos de seus benefícios:

• Promover um local de trabalho limpo, agradável e seguro;

• Melhorar a organização dos setores, documentos de trabalho e instalações;

• Desenvolver e aplicar conceitos de trabalho padronizado;

• Mudar o comportamento visando o aumento da produtividade;

• Atender aos requisitos dos clientes, legais e outros;

• Reduzir os desperdícios e custos.

Exemplos de Aplicação na SAMOT



pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil