Anodização

Descubra a importância desse processo para a qualidade industrial.

Muito se fala sobre a Anodização no mercado de usinagem, mas como, de fato, esse processo contribui para uma maior qualidade nos componentes industriais?

A anodização é um processo eletroquímico de oxidação forçada e controlada, aplicada somente ao alumínio e suas ligas específicas. A “camada” anódica (óxido de alumínio ou alumina) formada apresenta dureza de até 550 HV10 e é porosa, anidra e transparente. Foi descoberta em laboratório, por H. Buff e C.Pollack em 1857, durante um experimento sobre a tendência do alumínio em recobrir-se de uma “camada” (óxido) baseada na transformação superficial do próprio alumínio. A partir dessa descoberta inúmeras pesquisas foram feitas, porém, foi somente em 1911 que o francês Français Saint Martin desenvolveu os princípios básicos para oxidação eletrolítica em meio sulfúrico.

Ainda que a proteção dos componentes seja o principal benefício da Anodização, o processo possui diversas outras vantagens, sobretudo, no aspecto estético das peças, que adquirem decoração fosca, colorida e brilhante. Além disso, a Anodização Dura (feita em ácido sulfúrico e baixas temperaturas) apresenta também grandes ganhos no que tange a qualidade dos componentes, como:

• Grande resistência ao desgaste

• Alta durabilidade

• Isolante elétrico

• Resistência à corrosão

A aplicação do processo de Anodização é vasta e abrangente, podendo ser utilizada em esquadrias de alumínio, artigos domésticos, peças de uso na indústria automotiva, aeronáutica, defesa e elementos ornamentais arquitetônicos.

Naturalmente, o alumínio e suas ligas sofrem a ação de agentes oxidantes e abrasivos, quando expostos permanentemente ao ar urbano. Sendo assim, o tratamento de anodização é indispensável para o prolongamento da vida útil e qualidade dos componentes e peças.

Nesse sentido, a SAMOT oferece soluções de Anodização feitas sob medida para a sua demanda. Contando com um equipe altamente qualificada, equipamentos de ponta, e estrutura completa, estamos prontos para desenvolver projetos que elevem a durabilidade e resistência de suas peças.

pt_BRPortuguês do Brasil
en_USEnglish es_ESEspañol pt_BRPortuguês do Brasil