Processo de Trefilação

PROCESSO DE TREFILAÇÃO

O processo de trefilação consiste em reduzir a secção transversal de uma barra de material, tracionando-a contra uma matriz (fieira ou trefila), garantindo assim tolerâncias mais precisas comparadas ao processo de extrusão, que por sua vez, empurra o material contra a matriz.

Processo de trefilação de barras. 

Processo de trefilação de tubos.

VANTAGENS: MATERIAIS TREFILADOS x EXTRUDADOS

• Precisão dimensional: o processo de trefilação a frio mantém as dimensões da matriz garantindo uma grande precisão dimensional, podendo chegar até a centésimos de milímetro;

• Acabamento superficial: Quando somadas as condições de facilidade na deformação plástica a frio do material a ser trefilado, bom acabamento da matriz e a lubrificação correta, são obtidas superfícies mais perfeitas, com baixa rugosidade superficial;

• Propriedades mecânicas: por ser trefilado a frio, o encruamento confere ao produto uma propriedade mecânica maior e mais uniforme do que o produto extrudado;

• Taxa de deformação: em caso de taxa de deformação maior do que a especificada pela liga, é possível fazer um alívio de tensão entre as etapas e trefilar em mais de um passo.

Para a produção em tornos multifusos (tanto mecânicos quanto CNC), tornos de cabeçote móvel e tornos automáticos, é indicado o uso de material trefilado. Este material garante uma melhor fixação da barra pelas pinças, reduzindo problemas de vibração, rugosidade e variação dimensional.

Um exemplo de material trefilado é o alumínio, que por ter alta capacidade de deformação plástica, permite que seja realizado essa redução de tamanho do perfil, seja ele sextavado, redondo, quadrado, tubular ou algum perfil especial.

Barras de Alumínio

Na Altref, divisão de Alumínio da Samot, é realizado o processo de trefilação de diversas ligas de alumínio, como 2011-A, 1050, 6026 e 6351. Devido ao grande esforço na conformação do material durante o processo de trefila, o material por vezes fica com sua retilineidade comprometida. Para isso, os componentes passam por um segundo processo, chamado “endireitamento”. Este processo consiste em passar as barras trefiladas em uma máquina com vários rolos sequenciais, com perfis e pressões adequados para o tamanho e o tipo de material a ser processado.

Endireitadeira de materiais redondos

Após este processo final, o produto está apto para ser embalado e expedido com qualidade garantida. Com isso, a partir do auxílio da Altref, o grupo SAMOT pode comercializar diretamente barras e perfis trefilados para todos que precisam de uma matéria-prima com finalização de qualidade aliada a tolerâncias reduzidas.

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol