Ensaios de Sujidade

ENSAIOS DE SUJIDADE

 

Technical Cleanliness (Limpeza Técnica), é o conjunto de requisitos e métodos para determinar o grau de sujidade aceitável de cada produto, realizado através de análises padronizadas objetivando classificar as partículas aceitáveis por:

• Tipo;

• Tamanho;

• Massa;

• Quantidade;

• Área, conforme suas respectivas aplicações.

Essa categoria de ensaio tem se tornado cada vez mais requisitada ao longo dos anos.

 

Quando o assunto é Cleanliness, as empresas automobilísticas são pioneiras em peças e sistemas de precisão para motores à combustão, sistemas de freio ABS, turbinas entre outros. Hoje, a técnica se estende para outros segmentos como alimentício, aeronáutico, semicondutores, farmacêutico, entre outros. Os próprios desenhos das peças já apresentam, além das tolerâncias dimensionais e geométricas especificações com o grau de limpeza que a peça deve atender para ter um bom desempenho.

A necessidade de tolerâncias cada vez menores, tornam sistemas mais sensíveis à sujeira e arraste de partículas, visto que estas podem aderir aos componentes. Dessa maneira, garantir que todos os componentes críticos, que solicitem limpeza técnica, passem por todos esses processos é primordial para uma entrega de qualidade, por isso a Samot prioriza a atenção para a agregação de valor para as solicitações mais específicas e restritas do mercado.

A Samot investe em equipamentos visando realizar a limpeza das peças que possuem rigorosas especificações. Nós possuímos modernos equipamentos para efetuar lavagem técnica das peças usinadas em nossas unidades, contando com equipe especializada para parametrização, especificação de produtos para o processo e embalagem em sala limpa.

Lavadora – Linha de Produção SAMOT

 

Além de toda infraestrutura necessária para garantir as especificações de sujidade, contamos com laboratórios para realizar os ensaios, com equipamentos capazes de determinar o número e tamanho de partículas automaticamente, capazes de distinguir se as partículas encontradas são metálicas ou não metálicas. Nossos métodos de ensaio são baseados nos requisitos da norma VDA 19, ISO 16232 ou conforme os requisitos específicos do cliente.

 

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol