Indústria 4.0

Os impactos da indústria 4.0 e seus benefícios.

O que é indústria 4.0.

Estamos em uma transformação digital constante e a forma que produzimos materiais e produtos vem se modernizando, inclusive na manufatura. Além da coleta de informações que pode ser visualizada através da digitalização, essa evolução possibilita a previsão de problemas para evitar consequências maiores. E esses resultados com qualidade são possíveis através dessa transição para o digital, que é o que denominamos indústria 4.0.

A Quarta revolução industrial, abrange termos como IOT (Internet of things ou Internet das Coisas), big data e inteligência artificial nos quais mecanismos de produção digitalmente conectados conversam entre si, resultando em um compartilhamento de relatórios e informações que se tornam o verdadeiro significado de indústria 4.0.

Quais os benefícios da indústria 4.0?

O maior benefício da indústria 4.0 é a otimização das operações de forma mais eficaz e rápida, identificando variáveis que seriam impossíveis para o ser humano. Como as máquinas são conectadas entre si, irão resolver os futuros impasses na linha de produção, resultando em um sistema mais preciso e moderno na produção em diversos segmentos. Entretanto, é necessário um sistema robusto de segurança para que haja uma proteção do know-how do processo.

Entre os impactos que a indústria 4.0 terá no mercado além da proteção de dados e segurança, está o acesso à robótica, não só por parte das grandes indústrias mas também das empresas menores, que terão que se adaptar melhorando sua força de trabalho atual em meio a um mercado competitivo, que resulta na personalização de cada produto a necessidade do cliente.

A Samot dentro da quarta revolução industrial

 Samot conta com uma estrutura automatizada e preparada para atender uma grande demanda de serviços de usinagem mundialmente, dessa maneira é inevitável a adaptação para os padrões da indústria 4.0.

A Samot implementa constantemente tecnologias e sistemas que adotam os conceitos da indústria 4.0 focada em automotivos leves e pesados como suspensão, direção e freios. Alguns exemplos são a linha de anodização totalmente automática, e a linha de têmpera por indução e montagem de polias com uso de robô, onde os processos são realizados sem intervenção humana. Trazendo redução dos custos operacionais e melhoria na qualidade dos produtos.

Maior beneficiário da indústria 4.0

Em resumo, a quarta revolução industrial irá tornar possível a reunião e análise de dados no maquinário da indústria, permitindo processos mais rápidos e eficientes para produzir bens de maior qualidade e com custos reduzidos, ou seja, o maior beneficiário será o cliente. E assim, marca-se o início dessa trajetória da nossa empresa, rumo a um futuro cada vez mais digital.

es_ESEspañol
pt_BRPortuguês do Brasil en_USEnglish es_ESEspañol